REDE URBANA E FINANÇAS
UMA ANÁLISE SOBRE A HIPERCAPILARIDADE DO SETOR FINANCEIRO NO ESTADO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n3ID28317Resumen
No Brasil, as instituições financeiras, leia-se Agências Bancárias e Postos de Atendimento Bancário, chegam nos mais diversos lugares, desde aqueles que possuem posição hierárquica superior, a exemplo dos grandes centros urbanos, até as cidades menos dinâmicas, como é o caso dos Centros Locais. A difusão espacial das referidas instituições muda o jogo de relações entre as cidades na rede urbana, que passa a se caracterizar por relações multiescalares. Dito isso, este artigo tem por objetivo analisar a expansão do setor financeiro por meio da hipercapilaridade das Agências Bancárias e Postos de Atendimento Bancários, públicas e privadas, e sua relação com o potencial de conectividade das cidades na rede urbana. Para isso, utilizamos como aporte as leituras teóricas que tratam da expansão do setor financeiro no Brasil e os dados disponibilizados pelo IBGE e FEBRABAN, além do estudo da REGIC (2018).
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 21-04-2023 (2)
- 20-04-2023 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Sociedade e Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.