EUCLIDES DA CUNHA E A INTERPRETAÇÃO DA FORMAÇÃO HISTÓRICO-TERRITORIAL DO BRASIL

Autores

  • Hugo Arruda de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alyne Karollayne Melquiades Souza da Silva UFRN
  • Noême Martins de Araújo UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n2ID29472

Resumo

Com o objetivo de recolocar como a racionalidade e subjetividade em Euclides de Cunha permitiu uma interpretação da formação histórico-territorial do Brasil, o presente artigo retoma uma questão fundamental para a reflexão sobre a importância de escritos “não-geográficos” dos séculos XIX e XX para a compreensão da problemática das disparidades territoriais no Brasil. A consulta, análise e reflexão de obras como Os Sertões e À Margem da História constituiu o caminho metodológico escolhido para reconstruir a visão sobre a formação histórica e geográfica da nação. A conclusão geral à qual se chegou traduz-se, principalmente, na ideia de que Euclides da Cunha não somente estabeleceu uma definição do que seria o Brasil, mas também, apresentou uma interpretação das disparidades territoriais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Arruda de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2010), Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO-UFPE) (2011-2012) e é Doutor em Geografia pelo PPGEO-UFPE (2017). Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), junto à Università degli Studi di Bologna-UNIBO, na Itália. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamentos rurais e movimentos sociais rurais. Membro Pesquisador do Grupo Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU), Corretor da Revista Finisterra (Revista Portuguesa de Geografia) e Membro Editoral da Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais (UFPE).É professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, campus de Natal

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

DE MORAIS, H. A.; MELQUIADES SOUZA DA SILVA, A. K. .; NOÊME MARTINS DE ARAÚJO. EUCLIDES DA CUNHA E A INTERPRETAÇÃO DA FORMAÇÃO HISTÓRICO-TERRITORIAL DO BRASIL. Sociedade e Território, [S. l.], v. 35, n. 2, 2023. DOI: 10.21680/2177-8396.2023v35n2ID29472. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/29472. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS