ECONOMIA SOLIDÁRIA E TURISMO COMO LUZES PARA UMA INCURSÃO PELOS CAMINHOS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

REFLEXÕES SOBRE GRUPOS DE CONSUMO RESPONSÁVEIS A PARTIR DA REDE BEM DA TERRA, PELOTAS – BRASIL

Autores

  • Thiago Sebastiano de Melo Universidade de Brasília
  • Maria Laura Victoria Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n2ID30104

Resumo

O objetivo deste texto é contribuir com a teoria crítica do turismo utilizando como objeto de análise as experiências econômicas-solidárias denominadas grupos de consumo responsável (GCR). Sobretudo, o intuito é avançar na indagação: Quanto as pessoas estão dispostas a adaptar seus hábitos de consumo diante das demandas coletivas? Para tanto, serão realizadas uma revisão bibliográfica e uma sistematização de dados empíricos coletados no cotidiano da construção e manutenção da Rede Bem da Terra e do GCR Feira Virtual Bem da Terra. É possível concluir que o consórcio entre turismo e economia solidária constitui pontes que auxiliam a superar dificuldades locais e estruturais, gerando oportunidade de mobilidade econômica, além do fortalecimento de vínculos territoriais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Sebastiano de Melo, Universidade de Brasília

Docente no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Estudos Socioambientais - IESA na Universidade Federal de Goiás - UFG, com parte da pesquisa (sanduíche) realizada em Moçambique, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo da Universidade Eduardo Mondlane, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Rio Claro. Graduado em Turismo também pela UNESP, campus de Rosana.

Maria Laura Victoria Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCE/UERJ). Mestrado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM/UFPEL). Atuou no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Tecnologias Sociais e Economia Solidária (TECSOL/UFPEL) no período de 2016 a 2019. Atualmente dedica-se ao Centro de Microeconometria e Análise de Dados (CeMAD/UFPel) desenvolvendo pesquisas no âmbito da economia do meio ambiente, economia da energia e metodologias estatísticas de meta-análise.

Downloads

Publicado

25-08-2022 — Atualizado em 25-08-2022

Versões

Como Citar

MELO, T. S. de .; MARQUES, M. L. V. . ECONOMIA SOLIDÁRIA E TURISMO COMO LUZES PARA UMA INCURSÃO PELOS CAMINHOS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE GRUPOS DE CONSUMO RESPONSÁVEIS A PARTIR DA REDE BEM DA TERRA, PELOTAS – BRASIL. Sociedade e Território, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 66–82, 2022. DOI: 10.21680/2177-8396.2022v34n2ID30104. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/30104. Acesso em: 19 abr. 2024.