ECONOMIA SOLIDÁRIA E TURISMO COMO LUZES PARA UMA INCURSÃO PELOS CAMINHOS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
REFLEXÕES SOBRE GRUPOS DE CONSUMO RESPONSÁVEIS A PARTIR DA REDE BEM DA TERRA, PELOTAS – BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n2ID30104Résumé
O objetivo deste texto é contribuir com a teoria crítica do turismo utilizando como objeto de análise as experiências econômicas-solidárias denominadas grupos de consumo responsável (GCR). Sobretudo, o intuito é avançar na indagação: Quanto as pessoas estão dispostas a adaptar seus hábitos de consumo diante das demandas coletivas? Para tanto, serão realizadas uma revisão bibliográfica e uma sistematização de dados empíricos coletados no cotidiano da construção e manutenção da Rede Bem da Terra e do GCR Feira Virtual Bem da Terra. É possível concluir que o consórcio entre turismo e economia solidária constitui pontes que auxiliam a superar dificuldades locais e estruturais, gerando oportunidade de mobilidade econômica, além do fortalecimento de vínculos territoriais e sociais.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 25-08-2022 (2)
- 25-08-2022 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sociedade e Território 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.