PERCEPÇÕES SOBRE OS MARCADORES IDENTITÁRIOS E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO LITORAL SUL DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n3ID31506

Resumo

Este trabalho avaliou de que maneira os marcadores identitários intervêm no desenvolvimento territorial do Litoral Sul da Bahia. Foi utilizada uma abordagem de métodos mistos com o emprego da Análise de Conteúdo e da Análise de Correspondência Múltipla (ACM), baseadas em entrevistas junto a alguns membros do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (Codeter). Os resultados mostraram que a identidade territorial está fortemente ligada à simbologia do cacau, à agricultura, à diversidade étnico-cultural e à questão agrária. Estes elementos são potenciais vetores de desenvolvimento que envolvem a agregação de valor da cadeia produtiva do cacau, a diversificação, as iniciativas agroecológicas, o turismo sustentável e a superação das limitações impostas pelo individualismo e pela resistência à diversificação produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Leite Borges, Universidade Estadual de Santa Cruz

Economista, possui Especialização em Economia de Empresas, Mestrado em Cultura e Turismo, Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e Doutorado em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Desde 2011 é professor no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atua em pesquisas com ênfase em Turismo sustentável, Desenvolvimento local, Desenvolvimento territorial, Economia solidária, com ênfase em análise qualitativa de dados.

Adriana Vilas-Boas Borges, Universidade Federal do Sul da Bahia

Administradora, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Downloads

Publicado

20-04-2023

Como Citar

BORGES, C. H. L.; BORGES, A. V.-B. . PERCEPÇÕES SOBRE OS MARCADORES IDENTITÁRIOS E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO LITORAL SUL DA BAHIA. Sociedade e Território, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 156–177, 2023. DOI: 10.21680/2177-8396.2022v34n3ID31506. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/31506. Acesso em: 18 abr. 2024.