PERCEPÇÕES SOBRE OS MARCADORES IDENTITÁRIOS E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO LITORAL SUL DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n3ID31506Abstract
Este trabalho avaliou de que maneira os marcadores identitários intervêm no desenvolvimento territorial do Litoral Sul da Bahia. Foi utilizada uma abordagem de métodos mistos com o emprego da Análise de Conteúdo e da Análise de Correspondência Múltipla (ACM), baseadas em entrevistas junto a alguns membros do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (Codeter). Os resultados mostraram que a identidade territorial está fortemente ligada à simbologia do cacau, à agricultura, à diversidade étnico-cultural e à questão agrária. Estes elementos são potenciais vetores de desenvolvimento que envolvem a agregação de valor da cadeia produtiva do cacau, a diversificação, as iniciativas agroecológicas, o turismo sustentável e a superação das limitações impostas pelo individualismo e pela resistência à diversificação produtiva.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sociedade e Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.