O AVANÇO DA PASTAGEM SOBRE AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERMELHO - ESTADO DE GOIÁS

O AVANÇO DA PASTAGEM SOBRE AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERMELHO - ESTADO DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n2ID31591

Resumo

Resumo

 

Áreas de Preservação Permanente na Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho estão sendo usadas ou ocupadas pelas pastagens, colocando em risco todo o seu ecossistema bem como provocando escassez e secamento dos rios. O objetivo desta pesquisa foi a avaliar a quantidade de Áreas de Preservação Permanente que foram usadas e ocupadas pela pastagem.  Para tanto, realizou-se levantamento de dados em campo na Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho (BHRV) no estado de Goiás. Utilizando os recursos disponíveis no geoprocessamento, foi possível mapear o uso da terra e delimitar as Áreas de Preservação Permanente que foram usadas e ocupadas pela pastagem perfazendo um total de 48% de Áreas de Preservação Permanente de rios nessa situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Eduardo Ferreira, CIAMB/LAPIG/UFG

Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), vinculado ao Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG). É Geógrafo, Mestre em Processamento de Dados em Geologia e Análise Ambiental, e Doutor em Ciências Ambientais. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Capacitação com Veículos Aéreos Não Tripulados (Pro-Vant). Suas linhas de pesquisa envolvem o monitoramento e a modelagem ambiental de paisagens naturais e antrópicas nos biomas Cerrado e Amazônia, por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, incluindo a organização e disponibilização de base de dados geográficas. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2, Geociências).

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

GOMES DO NASCIMENTO VIEIRA, A.; EDUARDO FERREIRA, M. O AVANÇO DA PASTAGEM SOBRE AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERMELHO - ESTADO DE GOIÁS: O AVANÇO DA PASTAGEM SOBRE AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERMELHO - ESTADO DE GOIÁS. Sociedade e Território, [S. l.], v. 35, n. 2, 2023. DOI: 10.21680/2177-8396.2023v35n2ID31591. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/31591. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS