ESTRATÉGIAS ESPACIAIS E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS SUPERMERCADOS DE PEQUENO PORTE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32798

Resumo

A análise do consumo e do comércio é de grande importância para a leitura das mudanças no ramo supermercadista, especialmente com a expansão de grandes redes nacionais e estrangeiras no Brasil. Esse avanço dos capitais ocorreu graças às mudanças políticas e econômicas na década de 1990, particularmente a abertura da economia, levando ao incremento da atuação de empresas estrangeiras no país. Neste artigo, o objetivo é analisar as estratégias espaciais e as formas de organização adotadas pelos supermercados pequenos frente ao avanço cada vez mais acentuado dos capitais extralocais e de grande porte na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. O recorte analítico recai sobre a Rede Smart, formada a partir da articulação de 5 empresas locais. Os procedimentos metodológicos abrangeram a leitura bibliográfica, o levantamento de dados secundários e primários, a sistematização e a análise dos dados.

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Biografia do Autor

Leandro Bruno Santos, Universidade Federal Fluminense

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG) e Departamento de Geografia de Campo (GRC), Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ 2 pelo CNPq.

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Publicado

13-08-2024

Como Citar

DA SILVA PESSANHA, L.; SANTOS, L. B. ESTRATÉGIAS ESPACIAIS E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS SUPERMERCADOS DE PEQUENO PORTE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ. Sociedade e Território, [S. l.], v. 35, n. 3, 2024. DOI: 10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32798. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/32798. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS