ESTRATÉGIAS ESPACIAIS E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS SUPERMERCADOS DE PEQUENO PORTE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32798Resumo
A análise do consumo e do comércio é de grande importância para a leitura das mudanças no ramo supermercadista, especialmente com a expansão de grandes redes nacionais e estrangeiras no Brasil. Esse avanço dos capitais ocorreu graças às mudanças políticas e econômicas na década de 1990, particularmente a abertura da economia, levando ao incremento da atuação de empresas estrangeiras no país. Neste artigo, o objetivo é analisar as estratégias espaciais e as formas de organização adotadas pelos supermercados pequenos frente ao avanço cada vez mais acentuado dos capitais extralocais e de grande porte na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. O recorte analítico recai sobre a Rede Smart, formada a partir da articulação de 5 empresas locais. Os procedimentos metodológicos abrangeram a leitura bibliográfica, o levantamento de dados secundários e primários, a sistematização e a análise dos dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.