ESTRATÉGIAS ESPACIAIS E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS SUPERMERCADOS DE PEQUENO PORTE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32798Résumé
A análise do consumo e do comércio é de grande importância para a leitura das mudanças no ramo supermercadista, especialmente com a expansão de grandes redes nacionais e estrangeiras no Brasil. Esse avanço dos capitais ocorreu graças às mudanças políticas e econômicas na década de 1990, particularmente a abertura da economia, levando ao incremento da atuação de empresas estrangeiras no país. Neste artigo, o objetivo é analisar as estratégias espaciais e as formas de organização adotadas pelos supermercados pequenos frente ao avanço cada vez mais acentuado dos capitais extralocais e de grande porte na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. O recorte analítico recai sobre a Rede Smart, formada a partir da articulação de 5 empresas locais. Os procedimentos metodológicos abrangeram a leitura bibliográfica, o levantamento de dados secundários e primários, a sistematização e a análise dos dados.
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