Dinâmica do uso e ocupação da terra no curso superior do Rio São Lourenço (Itaiópolis-SC) no período de 1980 a 2009

Autores

  • Rita Decácio Peixer Soethe Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Silvia Méri Carvalho Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica, Uso da terra, Geotecnologias, Itaiópolis

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica do uso e ocupação da terra do curso superior da bacia hidrográfica do Rio São Lourenço no município de Itaiópolis – SC. Esta área apresenta relevante importância por constituir o manancial de abastecimento público. A pesquisa abrangeu um período de vinte e nove anos, entre 1980 e 2009. Foram consideradas quatro classes de uso da terra: floresta, agropecuária, urbano e reflorestamento. Os resultados apontam uma diminuição na classe floresta da ordem de 12,32% e a expansão da classe urbano (1,64%) e da classe reflorestamento que avançou (6,7%), sendo que esta não havia sido identificada no primeiro período estudado. Embora a expansão da área urbanizada não seja tão marcante neste período, ainda assim é fator preocupante, considerando fatores potenciais de degradação ambiental, que podem ser gerados a partir de ações antrópicas nas áreas de Preservação Permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Decácio Peixer Soethe, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da rede municipal de ensino de Itaiópolis-SC, graduada em Geografia pela uNOESC - Chapecó - SC, especialização em Análise Ambiental pela UFPR - Curitiba- PR e Mestranda em Gestão do Território na UEPG, Ponta Grossa - PR.

Silvia Méri Carvalho, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

08-05-2012

Como Citar

PEIXER SOETHE, R. D.; CARVALHO, S. M. Dinâmica do uso e ocupação da terra no curso superior do Rio São Lourenço (Itaiópolis-SC) no período de 1980 a 2009. Sociedade e Território, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 45–58, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3463. Acesso em: 19 abr. 2024.