Dinâmica do uso e ocupação da terra no curso superior do Rio São Lourenço (Itaiópolis-SC) no período de 1980 a 2009
Palabras clave:
Bacia hidrográfica, Uso da terra, Geotecnologias, ItaiópolisResumen
O trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica do uso e ocupação da terra do curso superior da bacia hidrográfica do Rio São Lourenço no município de Itaiópolis – SC. Esta área apresenta relevante importância por constituir o manancial de abastecimento público. A pesquisa abrangeu um período de vinte e nove anos, entre 1980 e 2009. Foram consideradas quatro classes de uso da terra: floresta, agropecuária, urbano e reflorestamento. Os resultados apontam uma diminuição na classe floresta da ordem de 12,32% e a expansão da classe urbano (1,64%) e da classe reflorestamento que avançou (6,7%), sendo que esta não havia sido identificada no primeiro período estudado. Embora a expansão da área urbanizada não seja tão marcante neste período, ainda assim é fator preocupante, considerando fatores potenciais de degradação ambiental, que podem ser gerados a partir de ações antrópicas nas áreas de Preservação Permanente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.