Cooperativa Carnaúba Viva: preservação e valorização da caatinga para o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro

Autores

  • Francisca Barbosa
  • Ana Mônica de Britto Costa
  • Fernando Moreira da Silva

Resumo

A pesquisa objetiva analisar a importância da Cooperativa Carnaúba Viva/CCV, município de Assú/RN, na valorização e preservação da Caatinga com ênfase ao desenvolvimento sustentável. Os dados foram obtidos por entrevista semi-estruturada junto a CCV, e de pesquisa in loco, no período de agosto a novembro de 2010. Constatou-se que a carnaúba, conhecida como a “árvore da vida”, é de extrema relevância, pois uma gama de subprodutos é gerada a partir desse vegetal, tais como: esteiras, chapéus, cobertura de casas, abrigos, cordas, cestas, redes e a cera que é considerada seu produto mais nobre. A CCV atua na transformação da carnaúba, gerando trabalho e renda de forma sustentável, promovendo o despertar do interesse das pessoas pela preservação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-03-2012

Como Citar

BARBOSA, F.; COSTA, A. M. de B.; SILVA, F. M. da. Cooperativa Carnaúba Viva: preservação e valorização da caatinga para o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro. Sociedade e Território, [S. l.], v. 21, n. 1-2, p. 68–80, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3477. Acesso em: 26 abr. 2024.