Cooperativa Carnaúba Viva: preservação e valorização da caatinga para o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro
Resumen
A pesquisa objetiva analisar a importância da Cooperativa Carnaúba Viva/CCV, município de Assú/RN, na valorização e preservação da Caatinga com ênfase ao desenvolvimento sustentável. Os dados foram obtidos por entrevista semi-estruturada junto a CCV, e de pesquisa in loco, no período de agosto a novembro de 2010. Constatou-se que a carnaúba, conhecida como a “árvore da vida”, é de extrema relevância, pois uma gama de subprodutos é gerada a partir desse vegetal, tais como: esteiras, chapéus, cobertura de casas, abrigos, cordas, cestas, redes e a cera que é considerada seu produto mais nobre. A CCV atua na transformação da carnaúba, gerando trabalho e renda de forma sustentável, promovendo o despertar do interesse das pessoas pela preservação ambiental.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.