Mudanças Climáticas: Um Panorama das Discussões Atuais
Palavras-chave:
Mudanças Climáticas, influência do Homem, Aquecimento Global.Resumo
A preocupação com o clima em escala global nunca foi tão evidente, embora tenha se iniciado com maior ênfase na década de 1970, com os eventos climáticos que intrigaram a ciência e culminaram na criação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1988. A mídia assume hoje um papel central e controverso na divulgação das notícias sobre as mudanças climáticas em curso, deixando clara sua opinião sobre influência do homem enquanto um agente ativo dessa mudança. Entretanto, cabe à ciência questionar: Até que ponto as alterações climáticas divulgadas pelo IPCC podem ser associadas à influência antrópica? Uma vez que o próprio IPCC traz esses dados como probabilidades estatísticas, não deveríamos ter maior cautela antes de afirmações tão precisas? Nesse sentido, este trabalho pretende analisar alguns argumentos, ou elementos, que têm sido utilizados na compreensão do clima em escala global, bem como os principais pressupostos que levam a crer no Aquecimento Global, assim como nos argumentos daqueles críticos dessa teoria, alguns deles que, por suas vezes, afirmam que estamos entrando em um período de redução de temperatura. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, seguida, por uma análise acerca dos diferentes posicionamentos estudiosos do Clima, tanto daqueles que afirmam ser direta a influência do homem no clima, como dos que criticam a possibilidade do homem ser um agente influenciador do clima. Diante dos resultados levantados foi possível analisar a questão das mudanças climáticas em uma perspectiva mais ampla, permitindo-se avaliar quais são os reais elementos que regem o clima no planeta, e a influencia desses para a sociedade em um futuro não muito distante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.