Mesorregião do Noroeste Goiano: uma abordagem holística e suas múltiplas determinações

Autores

  • Rodrigo Capelle Suess Universidade Estadual de Goiás
  • Hugo de Carvalho Sobrinho Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Região, Território, Estrutura fundiária.

Resumo

Buscou-se neste trabalho fazer um levantamento de diversas informações e dados que podem dar subsídios para descortinar as tramas e injustiças que resguardam o território dos municípios do noroeste goiano. Apesar de não ter sido possível discutir todos os indicadores nesse trabalho, eles dão contribuições para novas e futuras reflexões acerca do respectivo espaço. Os dados e informações aqui levantados são majoritariamente quantitativos, porém muitos deles acabam revelando qualidades da mesorregião. Dentre os aspectos mais visados foi a estrutura agrária dos municípios, além da produção agrícola. Observa-se que a mesorregião amarga com péssimos indicadores sociais e de desenvolvimento, a concentração de terra é um sinal visível da grande desigualdade dentro da mesorregião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Capelle Suess, Universidade Estadual de Goiás

Atualmente é Bolsista ProExt UEG/MEC. Foi estagiário em Recursos Hídricos da Embrapa Cerrados (CPAC). Graduando do 4º ano/ 7º semestre em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do Lugar na concepção geográfica humanística; Percepção Ambiental no município de Formosa; Estudo de conceitos voltados a Geografia; Escola e espaço, novas perspectivas educacionais.

Hugo de Carvalho Sobrinho, Universidade Estadual de Goiás

Atualmente Professor do Colégio São Francisco em Formosa - GO e Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Linhas de Pesquisas: Cultura e Educação, Processos e teorias educacionais e Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

14-01-2014

Como Citar

SUESS, R. C.; SOBRINHO, H. de C. Mesorregião do Noroeste Goiano: uma abordagem holística e suas múltiplas determinações. Sociedade e Território, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 122–138, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/4883. Acesso em: 18 abr. 2024.