MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA ATRAVÉS DE IMAGENS LANDSAT 5/TM EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE APODI/ RN, PARA FINS DE ESTUDOS DE OCUPAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO TERRITÓRIO.

Autores

  • Roberto Máximo de Lima Júnior INCRA
  • Sebastião Milton Pinheiro da Silva UFRN

Palavras-chave:

assentamentos rurais, sensoriamento remoto, cobertura da terra.

Resumo

Foram utilizadas duas cenas LANDSAT 5/TM para caracterizar e mapear alterações na cobertura da terra de quatro assentamentos rurais localizados no município de Apodi/RN. No processamento das cenas foram aplicadas correções básicas, técnicas de realce e de classificação supervisionada. Os resultados mostram que a instalação dos assentamentos estudados modificou a cobertura da terra ao longo do tempo, com redução de 25% da cobertura vegetal e aumento de 26,1% de solo exposto, acompanhando os lotes produtivos. As superfícies de lâminas d´água que em 1985 recobriam 36,18 ha da área, praticamente desapareceram em 2010. O uso de imagens de sensores remotos orbitais apresenta-se como uma ferramenta eficiente para estudos ambientais em assentamentos rurais no estado do Rio Grande do Norte.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Máximo de Lima Júnior, INCRA

Serviço de Meio Ambiente

Sebastião Milton Pinheiro da Silva, UFRN

departamento de Geografia

Downloads

Publicado

09-05-2014

Como Citar

LIMA JÚNIOR, R. M. de; SILVA, S. M. P. da. MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA ATRAVÉS DE IMAGENS LANDSAT 5/TM EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE APODI/ RN, PARA FINS DE ESTUDOS DE OCUPAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO TERRITÓRIO. Sociedade e Território, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–17, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/5307. Acesso em: 25 abr. 2024.