MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA ATRAVÉS DE IMAGENS LANDSAT 5/TM EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE APODI/ RN, PARA FINS DE ESTUDOS DE OCUPAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO TERRITÓRIO.

Autores/as

  • Roberto Máximo de Lima Júnior INCRA
  • Sebastião Milton Pinheiro da Silva UFRN

Palabras clave:

assentamentos rurais, sensoriamento remoto, cobertura da terra.

Resumen

Foram utilizadas duas cenas LANDSAT 5/TM para caracterizar e mapear alterações na cobertura da terra de quatro assentamentos rurais localizados no município de Apodi/RN. No processamento das cenas foram aplicadas correções básicas, técnicas de realce e de classificação supervisionada. Os resultados mostram que a instalação dos assentamentos estudados modificou a cobertura da terra ao longo do tempo, com redução de 25% da cobertura vegetal e aumento de 26,1% de solo exposto, acompanhando os lotes produtivos. As superfícies de lâminas d´água que em 1985 recobriam 36,18 ha da área, praticamente desapareceram em 2010. O uso de imagens de sensores remotos orbitais apresenta-se como uma ferramenta eficiente para estudos ambientais em assentamentos rurais no estado do Rio Grande do Norte.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Máximo de Lima Júnior, INCRA

Serviço de Meio Ambiente

Sebastião Milton Pinheiro da Silva, UFRN

departamento de Geografia

Publicado

09-05-2014

Cómo citar

LIMA JÚNIOR, R. M. de; SILVA, S. M. P. da. MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA ATRAVÉS DE IMAGENS LANDSAT 5/TM EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE APODI/ RN, PARA FINS DE ESTUDOS DE OCUPAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO TERRITÓRIO. Sociedade e Território, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–17, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/5307. Acesso em: 23 jul. 2024.