Dimensão espacial e significação pedegógica

  • Orgival Bezerra da Nóbrega Júnior UFRN
Palavras-chave: Espaço geográfico, Educação, Significação Pedagógica.

Resumo

A socialização inerente ao fazer pedagógico evidencia a concepção espaço-temporal dos sujeitos envolvidos. No presente artigo apontamos conceitualmente a noção de espaço como pressuposto à caracterização do espaço educacional. Partimos de uma percepção sistematizada do ambiente de ensino-aprendizagem. Tal espaço de ação humana nos leva a considerar a prática e a teoria educacionais sob a ótica da intencionalidade. Evidenciamos, a partir de qualquer meio propiciado pela técnica, a importância do resgate da dimensão educacional, pois a compreensão de mundo do educando, passa necessariamente pela construção de conhecimentos significativos que têm como ponto de partida sua própria experiência. Quanto a operacionalização do referido meio, salientamos que as mudanças necessárias estão associadas aos instrumentos correspondentes ao mesmo

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-04-2013
Como Citar
NÓBREGA JÚNIOR, O. B. DA. Dimensão espacial e significação pedegógica. Sociedade e Território, v. 25, n. 1, p. 137 - 147, 7 abr. 2013.
Seção
ARTIGOS