Dimensão espacial e significação pedegógica

Auteurs-es

  • Orgival Bezerra da Nóbrega Júnior UFRN

Mots-clés :

Espaço geográfico, Educação, Significação Pedagógica.

Résumé

A socialização inerente ao fazer pedagógico evidencia a concepção espaço-temporal dos sujeitos envolvidos. No presente artigo apontamos conceitualmente a noção de espaço como pressuposto à caracterização do espaço educacional. Partimos de uma percepção sistematizada do ambiente de ensino-aprendizagem. Tal espaço de ação humana nos leva a considerar a prática e a teoria educacionais sob a ótica da intencionalidade. Evidenciamos, a partir de qualquer meio propiciado pela técnica, a importância do resgate da dimensão educacional, pois a compreensão de mundo do educando, passa necessariamente pela construção de conhecimentos significativos que têm como ponto de partida sua própria experiência. Quanto a operacionalização do referido meio, salientamos que as mudanças necessárias estão associadas aos instrumentos correspondentes ao mesmo

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Publié-e

07-04-2013

Comment citer

NÓBREGA JÚNIOR, O. B. da. Dimensão espacial e significação pedegógica. Sociedade e Território, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 137–147, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/5320. Acesso em: 17 déc. 2024.