A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL DE SERRA CAIADA

Autores

  • Virgínia Carla Fernandes de Araújo FATERN
  • Ademir Araújo da Costa UFRN

Palavras-chave:

Unidades de Conservação. Serra caiada, Monumento Natural

Resumo

O presente trabalho é um estudo sobre a importância da preservação do patrimônio ambiental do monumento natural Serra Caiada/RN, tendo como base, o valor das unidades de conservação para a eficiência e eficácia dessa preservação. Como a maioria dos países, que buscam o desenvolvimento e o crescimento econômico, o Brasil vem perdendo, de forma gradativa, uma das suas maiores riquezas, suas diversas espécies vegetais e animais, em decorrência de diversos fatores, como: desmatamentos, crescimento populacional, falta de incentivos financeiros, entre outros. Diante dessa realidade, uma alternativa que visa minimizar e extinguir esses impactos é a criação de unidades de conservação, que contam com a colaboração do poder público e da sociedade, além de serem embasadas na ciência e na lei. Serra Caiada é o acidente geográfico mais importante da Região do Trairi, do Estado do Rio Grande do Norte, sendo assim, essencial para a pesquisa científica, pois sua formação geológica faz parte das mais antigas do mundo. Além de ter uma beleza cênica e um potencial turístico singular, a preservação da serra é imprescindível para a continuidade da existência da fauna e da flora local. No entanto, a área vem sendo degradada por causa do mau uso por parte de segmentos da sociedade e por falta de uma política pública que discipline o uso racional e sustentável do referido acidente. Portanto, é de singular importância a criação de uma unidade de conservação natural na referida área, como forma de preservar os biomas nela existentes.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Carla Fernandes de Araújo, FATERN

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar; Especialista em Gestão Pública Ambiental e Desenvolvimento Regional pela Estácio/FATERN.

Ademir Araújo da Costa, UFRN

Prof. Dr. do Departamento e do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia/UFRN.

 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

02-06-2015

Como Citar

ARAÚJO, V. C. F. de; COSTA, A. A. da. A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL DE SERRA CAIADA. Sociedade e Território, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 194–212, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/6488. Acesso em: 29 mar. 2024.