A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL DE SERRA CAIADA
Palabras clave:
Unidades de Conservação. Serra caiada, Monumento NaturalResumen
O presente trabalho é um estudo sobre a importância da preservação do patrimônio ambiental do monumento natural Serra Caiada/RN, tendo como base, o valor das unidades de conservação para a eficiência e eficácia dessa preservação. Como a maioria dos países, que buscam o desenvolvimento e o crescimento econômico, o Brasil vem perdendo, de forma gradativa, uma das suas maiores riquezas, suas diversas espécies vegetais e animais, em decorrência de diversos fatores, como: desmatamentos, crescimento populacional, falta de incentivos financeiros, entre outros. Diante dessa realidade, uma alternativa que visa minimizar e extinguir esses impactos é a criação de unidades de conservação, que contam com a colaboração do poder público e da sociedade, além de serem embasadas na ciência e na lei. Serra Caiada é o acidente geográfico mais importante da Região do Trairi, do Estado do Rio Grande do Norte, sendo assim, essencial para a pesquisa científica, pois sua formação geológica faz parte das mais antigas do mundo. Além de ter uma beleza cênica e um potencial turístico singular, a preservação da serra é imprescindível para a continuidade da existência da fauna e da flora local. No entanto, a área vem sendo degradada por causa do mau uso por parte de segmentos da sociedade e por falta de uma política pública que discipline o uso racional e sustentável do referido acidente. Portanto, é de singular importância a criação de uma unidade de conservação natural na referida área, como forma de preservar os biomas nela existentes.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.