O PAPEL DOS SERVIÇOS FINANCEIROS RURAIS NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: CASO DA COOPERATIVA 25 DE SETEMBRO NO DISTRITO DE BOANE, MOÇAMBIQUE

  • Nelson Maria ROSÁRIO Univerdsiade Eduardo Mondlane
  • José De Sousa Paiva MOURA

Resumo


Em Moçambique, a agricultura familiar é o sector que emprega a maioria da população e nos últimos anos essa atividade tem sido deixada a deriva e, em contrapartida, os outros sectores são privilegiados, mesmo quando se sabe que a agricultura é considerada a principal atividade econômica. O presente artigo tem como objetivo analisar o papel dos serviços financeiros rurais na promoção do desenvolvimento da agricultura familiar, caso da Cooperativa 25 de Setembro no distrito de Boane. Pretende-se ainda com o mesmo, mostrar que os serviços financeiros são importantes na ajuda os agregados rurais a terem uma vida mais digna. Para a concretização do objetivo, recorreu-se a pesquisa exploratória, qualitativa e quantitativa e estudo de caso, suportados pela pesquisa bibliográfica e documental. O trabalho de campo foi fundamental para materializar o estudo de caso. Os resultados da pesquisa de campo, provaram que os serviços financeiros rurais promovem o desenvolvimento da agricultura familiar, na Cooperativa 25 de Setembro em particular e no distrito de Boane em geral.

Palavras-chaves: Agricultura familiar, Serviços financeiros rurais e promoção do desenvolvimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-03-2017
Como Citar
ROSÁRIO, N. M.; MOURA, J. D. S. P. O PAPEL DOS SERVIÇOS FINANCEIROS RURAIS NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: CASO DA COOPERATIVA 25 DE SETEMBRO NO DISTRITO DE BOANE, MOÇAMBIQUE. Sociedade e Território, v. 28, n. 2, p. 42-56, 13 mar. 2017.