O PAPEL DOS SERVIÇOS FINANCEIROS RURAIS NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: CASO DA COOPERATIVA 25 DE SETEMBRO NO DISTRITO DE BOANE, MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n2ID9981Abstract
Em Moçambique, a agricultura familiar é o sector que emprega a maioria da população e nos últimos anos essa atividade tem sido deixada a deriva e, em contrapartida, os outros sectores são privilegiados, mesmo quando se sabe que a agricultura é considerada a principal atividade econômica. O presente artigo tem como objetivo analisar o papel dos serviços financeiros rurais na promoção do desenvolvimento da agricultura familiar, caso da Cooperativa 25 de Setembro no distrito de Boane. Pretende-se ainda com o mesmo, mostrar que os serviços financeiros são importantes na ajuda os agregados rurais a terem uma vida mais digna. Para a concretização do objetivo, recorreu-se a pesquisa exploratória, qualitativa e quantitativa e estudo de caso, suportados pela pesquisa bibliográfica e documental. O trabalho de campo foi fundamental para materializar o estudo de caso. Os resultados da pesquisa de campo, provaram que os serviços financeiros rurais promovem o desenvolvimento da agricultura familiar, na Cooperativa 25 de Setembro em particular e no distrito de Boane em geral.
Palavras-chaves: Agricultura familiar, Serviços financeiros rurais e promoção do desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.