A REALIDADE SOCIOESPACIAL DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER DE TERESINA: UTILIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n2ID12491Keywords:
Espaços públicos, lazer, Teresina-PI.Abstract
Este artigo visa analisar como o lazer tem sido vivenciado na cidade de Teresina-PI, apurando o estado de conservação dos espaços públicos dedicados ao lazer e as formas como são utilizados pelos sujeitos. Como objetivos específicos lista-se: identificar quais os tipos de espaços mais utilizados; Verificar a frequência de uso destes espaços; Caracterizar a programação de atividades e conservação. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo por meio de entrevistas junto aos órgãos de planejamento da cidade. De forma complementar foram feitas visitas aos espaços selecionados, e aplicados questionários junto aos moradores de dez bairros da cidade de Teresina/PI. Como resultados verificou-se que muitos moradores até utilizam os espaços públicos de lazer da aludida cidade, no entanto, ainda existem expressivos entraves que dificultam a ampliação do uso devido, como por exemplo, a precária conservação e manutenção dos espaços e a inexistência de segurança nos locais. Para além desses, identificou ainda a inexistência de uma programação de atividades de lazer e recreativas, que possibilitasse a motivação pelo uso e participação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.