AS ARBOVIROSES E O SANEAMENTO BÁSICO
UMA ANÁLISE DOS CASOS DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZYCA EM NATAL/RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2020v32n1ID21165Abstract
Este artigo aborda a relação que se estabelece entre a presença ou ausência de saneamento básico e a ocorrência de arboviroses na cidade de Natal/RN. O estudo observou o número de casos registrados e a sua relação com as variáveis Cobertura de Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Renda nas regiões administrativas. A coleta de dados secundários em órgãos nacionais, estaduais e municipais que lidam com a temática pesquisada, apoiada na produção de mapas temáticos, demonstrou que o maior número de casos de arboviroses ocorre nas Regiões Administrativas Norte e Oeste de Natal, onde, paralelamente há uma precária oferta de esgotamento sanitário. Nessas Regiões, verifica-se o acúmulo expressivo de resíduos sólidos e a menor renda mensal por pessoa, considerando as quatro regiões administrativas de Natal.
Palavras-chave: Saneamento Básico; Arboviroses; Gestão do Território; Natal/RN.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.