ÍNDICE TOPOGRÁFICO DE UMIDADE COMO MÉTODO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE ALAGAMENTO EM ÁREAS URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1ID22836Abstract
Objetiva-se avaliar o método do Índice Topográfico de Umidade (TWI) para identificação de pontos de alagamentos em áreas urbanas, utilizando como estudo de caso o município de Goiânia (GO). Foram utilizados registros de alagamentos e vítimas fatais da Defesa Civil, dados de geologia e declividade e um Modelo Digital de Elevação de 4,6 metros de resolução espacial. Para obtenção do TWI, aplicou-se o MDE em um software para Sistema de Informações Geográficas. Os pontos de alagamento e de vítimas fatais registrados pela Defesa Civil de Goiânia demonstram conformidade com os valores identificados no mapeamento do TWI. Foi observado vítimas fatais em locais com valores de TWI acima de 9,4. A ocorrência de vítimas fatais está associada também com a proximidade de corpos hídricos e ausência do cumprimento da legislação ambiental referente às Áreas de Preservação Permanente. Recomenda-se o TWI para identificação de áreas de risco como método para adoção de medidas estratégicas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.