ESPAÇO AGRÁRIO ALAGOANO
AVANÇOS DA MODERNIZAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA NA AGROINDÚSTRIA SUCROENERGÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n3ID27421Abstract
A economia e a sociedade alagoana estruturaram-se mediante a cultura da cana-de-açúcar, delineando seu território e os sistemas de exploração, tendo no engenho o primeiro motor da economia, precursor das modernas agroindústrias sucroenergéticas. A transição do século XX ao XXI traz transformações significativas para o campo brasileiro, as quais atingem diretamente o espaço agrário de Alagoas, intensificadas através do processo de globalização e das imposições do mercado global. Destarte, as agroindústrias alagoanas passaram a se moldar conforme às exigências de competitividade econômica do período atual, contando com investimentos governamentais, usos de novas terras (os tabuleiros costeiros) e presença de novos objetos técnicos-científicos-informacionais (fertilizantes, colheitadeiras, sistemas de irrigação, mudanças administrativas etc.) no espaço agrário.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.