ANÁLISE COMPARATIVA DE QUALIDADE DE DADOS DE ESTAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS AUTOMÁTICAS E CONVENCIONAIS DO INMET E DADOS DO SATÉLITE GPM PARA O RN, BRASIL (2017)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n3ID27489Abstract
Compreender a dinâmica das chuvas é essencial para diferentes setores, incluindo o planejamento urbano. Logo, Estações Pluviométricas Automáticas (EPA) e Convencionais (EPC) e imagens de satélite auxiliam no registro de dados pluviométricos. Assim, teve-se o objetivo de realizar uma análise de qualidade dos dados de precipitação das EPA e EPC do INMET a partir de sua eficiência mensal no estado do Rio Grande do Norte (RN). Constatou-se que a correlação entre os dados das EPC com o GPM foi alta (r2=0,98) e inferior entre as EPA e GPM (r2=0,87). Já a distribuição espacial dessas informações teve alta similaridade em 2017, com maiores divergências na medida em que a eficiência se aproxima de 0%, sobretudo em meses com altas precipitações. Portanto, conclui-se que as EPC tiveram resultados mais satisfatórios e menor instabilidade do que as EPA, em comparação as imagens GPM.
Downloads
Additional Files
Published
Versions
- 21-04-2023 (2)
- 20-04-2023 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sociedade e Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.