AVALIAÇÃO DE PERDA DE SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO FORMOSO, PARAÚNA-GO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n3ID29458Abstract
Este trabalho teve como objetivo diagnosticar as incidências de processos erosivos na bacia hidrográfica do ribeirão Formoso e no Parque Estadual de Paraúna. A partir disso, em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG) foi aplicada a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS), com o intuito de realizar uma avaliação quantitativa das áreas vulneráveis à erosão. Tendo em vista a identificação dos pontos de risco erosivo e validação, utilizaram-se imagens de alta resolução do Google Satellite. Avaliou-se que a perda de solo na área de estudo ocorre em taxas superiores a 50%. Foram identificadas 65 ocorrências de processos erosivos, categorizadas conforme a vulnerabilidade associada ao uso e prática conservacionista, como: solo exposto, APP e terraceamento em nível. Observou-se que às duas últimas categorias apresentaram as áreas com pontos erosivos de maior gravidade. As ocorrências de áreas mais vulneráveis podem estar relacionadas à expansão agrícola, que causaram a supressão da vegetação natural, sobretudo, em áreas próximas aos cursos d’água, as quais deveriam estar sendo preservadas conforme a legislação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sociedade e Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.