RESERVA RENOVÁVEL DE AQUÍFERO COSTEIRO E DEMANDA HÍDRICA DE ABASTECIMENTO DOMÉSTICO NO NORDESTE SEMIÁRIDO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n1ID32617Abstract
Este estudo buscou mesurar a reserva renovável deste aquífero e a demanda exercida para o abastecimento doméstico. Para isso, foram mensuradas a reserva hídrica renovável e as demandas de água das comunidades, somadas a demanda hídrica de uma bateria de poços no mesmo aquífero, que abastece a área urbana do município. As precipitações dos meses de março, abril e maio contribuem para a recarga hídrica, cujo aporte chega a 15% dos totais pluviométricos desses meses, chegando ao volume de 30,71 x 105 m3 considerado reserva renovável anual. O volume de demanda corresponde a 5% da recarga renovável, o que demonstra uma boa disponibilidade hídrica, e a necessidade de conservação da qualidade da água desse precioso recurso. Entretando, o aquífero Dunas é muito vulnerável à contaminação, desse modo, a falta de sistema de coleta, disposição e tratamento de esgoto, podem oferecer um cenário de risco a contaminação da água subterrânea.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Sociedade e Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.