A Geografia e o método dialético
Keywords:
Método científico. Geografia. Dialética.Abstract
De maneira geral, os geógrafos vêm negligenciando as discussões epistemológicas no tocante à ciência que realizam, não se importando, de modo significativo, com as possíveis relações entre a Geografia e os métodos científicos e com o tratamento rigoroso, do ponto de vista teórico-metodológico, dos conceitos fundantes dessa ciência (espaço, território, região, lugar e paisagem). Esse descaso da maioria dos geógrafos para com as discussões teórico-metodológicas coloca a Geografia (ou os geógrafos?), numa situação de crise, em que se explicitam, cada vez mais intensivamente, cisões (entre, por exemplo, geografia humana e geografia física) e falta de rigor no trato de conceitos-chave dessa ciência. Quando nos referimos a método científico não estamos tratando, apenas, de procedimentos e de técnicas de pesquisa, mas também de teorias e/ou de bases teóricas que alicerçam o caminho da pesquisa e expressam o ponto de vista do pesquisador sobre a realidade. Nesse sentido, advém a importância em se realizar ciência numa perspectiva teórico-metodológica rigorosa, já que, por meio do método, podemos analisar a realidade de maneira sistemática e engajada, o que é importante em se tratando de um trabalho científico. Na atualidade, vêm sendo utilizados na Geografia os seguintes métodos científicos: hipotético-dedutivo, fenomenológico e dialético. Destarte, afirmamos que no presente texto nos detemos ao método dialético, devido a optarmos por esse método na elaboração dos nossos pensamentos e trabalhos científicos. De maneira mais específica, declaramos que o objetivo do artigo é compreender a ciência geográfica numa perspectiva dialética. Como consideração final, asseveramos ser imprescindível assumir uma postura teórico-metodológica na ciência, especificamente na Geografia. Afinal de contas, sobretudo na ciência, temos que saber o que queremos e quem somos. Vale destacar que, no decorrer do artigo, explicitamos a nossa escolha.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.