CENÁRIOS CLIMÁTICOS FUTUROS PARA O MUNICÍPIO DE UMARIZAL-RN:
ANÁLISE REGIONALIZADA MULTIMODELO SOB OS CENÁRIOS RCP 4.5 E RCP 8.5
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2026v38n2ID39183Résumé
O debate sobre as mudanças climáticas tem ganhado destaque nas últimas décadas, representando um desafio global. Esta pesquisa investiga as projeções climáticas para o município de Umarizal-RN, utilizando os experimentos HadGEM2-ES, MIROC5, CanESM2 e BESM sob o cenário RCP 4.5. A análise abrange as variáveis de temperatura média e precipitação total para o período de 2010 a 2099, com o uso de geotecnologias e modelagem climática. A comparação dos experimentos revelou que o CanESM2 apresentou maior compatibilidade com os dados históricos, prevendo aumento térmico, redução da disponibilidade hídrica e maior frequência de eventos climáticos extremos após 2070. Os outros experimentos também apontaram cenários preocupantes, destacando a necessidade urgente de medidas de mitigação e adaptação para lidar com as mudanças climáticas no município.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sociedade e Território 2026

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

