AS PESQUISAS SOBRE A VERTICALIZAÇÃO DAS CIDADES: BREVE HISTÓRICO E DIMENSÕES DE ANÁLISE.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n1ID10964Palabras clave:
Pesquisas, verticalização das cidades, breve histórico, dimensões de análise.Resumen
Este artigo tem como objetivo realizar um breve histórico das pesquisas sobre a verticalização das cidades, elencando as dimensões de análise existentes na abordagem dessa temática. Para tal fim, fez-se um levantamento das dissertações e teses existentes sobre o assunto nos bancos de dados da Capes, do Ibict, do CNPq, além da contribuiçãode artigos de autoria de Ramires (1998b) e Tows & Mendes (2011). Os resultados mostraram três momentos diferentes (década de 1980, década de 1990 e início do século XXI) dos estudos sobre a verticalização das cidades, no que tange a cidade estudada, a área da pós-graduação e a instituição onde foram defendidas as teses e as dissertações. Os resultados também demostraram que há sete dimensões de análise sobre a verticalização das cidades: temporal, espacial, técnica, ambiental, econômica, política e cultural. Por fim, propõe-se a necessidade que os estudos dessa temática foquem na dimensão cultural desse processo para crianças e adolescentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.