INTEGRAÇÃO SOCIOESPACIAL DE IMIGRANTES HAITIANOS NA CIDADE DE LAJEADO, RIO GRANDE DO SUL/BRASIL: UM ESTUDO CONFIGURACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n1ID11876Palabras clave:
Imigrantes haitianos, Lajeado/RS, sintaxe de espaço, produção de etnicidade.Resumen
Este artigo discute o processo de integração social dos imigrantes haitianos na cidade média de Lajeado, no Rio Grande do Sul, Brasil. A descrição e análise da configuração espacial seguem os métodos da Sintaxe Espacial, a fim de estabelecer padrões de controle espacial representados a partir de escolhas locacionais de imigrantes para o trabalho, o lazer e a moradia. As fábricas de processamento de carne e os matadouros oferecem postos de trabalho formal e pouco especializados ocupados por imigrantes haitianos indicando bons prognósticos para sua integração econômica. Com base em evidências de não correspondência entre sua integração econômica e social neste contexto, nosso objetivo é descrever suas escolhas locacionais para analisar a dimensão espacial da produção de sua etnicidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.