VULNERABILIDADE ÀS INUNDAÇÕES EM TERESINA, PIAUÍ E AÇÕES MITIGADORAS DO PODER PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n2ID12533Palabras clave:
Inundação, vulnerabilidade, Teresina, poder público.Resumen
No Brasil, as inundações são o tipo de desastre mais comum e recorrente, provocando graves transtornos nos centros urbanos. Em Teresina, Piauí, as inundações são os mais recorrentes. Pretendeu-se com essa pesquisa, traçar o perfil socioeconômico da população vulnerável às inundações e analisar o papel do poder públicofrente ao evento materializado.Para tanto, foram aplicados questionários nas áreas da cidade consideradas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) como vulneráveis às inundações. Concluiu-se que a privação econômica e a baixa escolaridade são condições predominantes entre os vulneráveis e o poder público mais atuante é a prefeitura municipal com ações incipientes e insatisfatórias, paliativas e emergenciais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.