A GEODIVERSIDADE DO SÍTIO GEOMORFOLÓGICO CACHOEIRA DO RIO TAMANDUÁ, CARAMBEÍ, CAMPOS GERAIS DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1ID19337Resumen
Este artigo mostra a caracterização da geodiversidade do sítio geomorfológico Cachoeira do Rio Tamanduá (SGCRT), município de Carambeí (Paraná). Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, análise de carta topográfica e geológica, trabalhos de campo e de laboratório. Na área do sítio foi identificado um conjunto de feições da geodiversidade regional, mostrando potencial para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, observação da paisagem, geoturismo, pesquisas científicas e práticas de campo para atividades didáticas. No entanto, é necessária a elaboração de trabalhos de gestão territorial, visando disciplinar os usos do solo existentes no local, adequando com os preceitos da legislação vigente e com as características ambientais do geossítio, a fim de harmonizar as ações e necessidades da sociedade com os princípios da geoconservação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.