O Estado e sua intervenção no urbano no Rio Grande do Norte
Resumen
Discute o papel do Estado no processo de produção do espaço urbano no Rio Grande do Norte, tendo como conceito básico o planejamento urbano. Baseia-se, além do aporte teórico, nos planos governamentais do governo do RN, investigando os processos decorridos entre o concebido, o planejado e o executado. Mostra que o Estado, por seu papel de ordenamento do urbano, acaba por induzir processos que beneficiam o processo de reprodução do capital no espaço urbano, enquanto seu locus privilegiado, em detrimento de um efetivo exercício democrático do planejamento urbano, qual seja, com a participação da sociedade, visando a atender às suas demandas. Aponta como efeitos do modelo de planejamento urbano no RN processos de segregação, exclusão e, até mesmo, violência urbana, à medida que o urbano se torna cada vez mais complexo face aos dinâmicos estágios de desenvolvimento do capital.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.