ASPECTOS DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA SOLAR EM NATAL/RN – BRASIL
Resumen
Foi estudado o comportamento da radiação ultravioleta (RUV) solar em quatro comprimentos de ondas (305 nm, 320 nm, 340 nm e 380 nm), medidos em Natal – RN – Brasil, no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2007, por meio do radiômetro GUV (ground ultraviolet radiometer) instalado no teto do Laboratório de Variáveis Ambientais Tropicais – LAVAT, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / Centro Regional do Nordeste – INPE-CRN. Valores elevados de RUV foram registrados durante todos os anos considerados no estudo. Observou-se uma periodicidade na variação da radiação nos anos considerados, diminuindo nos meses de junho e julho e aumentando a partir de outubro. São apresentadas hipóteses para explicação do fenômeno e comentários sobre as implicações para a saúde da população local.
Palavras-chave: Radiação solar; Radiômetro; Saúde pública.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.