COMPORTAMENTO DA PRODUÇÃO PESQUEIRA NORTE-RIO-GRANDENSE EM ANOS DE EL NIÑO E LA NIÑA
Palabras clave:
Produção Pesqueira, El Niño, La Niña, Correlação AmbientalResumen
A pesquisa objetiva analisar o comportamento da produção pesqueira no estado do Rio Grande do Norte e sua relação com os fenômenos climáticos El Niño e La Niña. Os dados foram obtidos junto ao IBAMA e à Estação Climatológica da UFRN para os anos de El Niño (1993, 1994) e La Niña (1996, 1998). Utilizou-se de técnicas da bioestatística, principalmente, análise de correlação entre a produção pesqueira e as variáveis climáticas, bem como da estatística gráfica, curvas de regressão polinomial e séries temporais. Resultados parciais mostraram que, considerando a produção pesqueira total, há sensibilidade frente os eventos climáticos de ordem global, sendo maior em anos de La Niña e menor em anos de El Niño, entretanto cada espécie responde de forma diferenciada desses desvios climáticos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.