QUANTIFICAÇÃO DO DESMATAMENTO NA RESERVA FLORESTAL DE MECUBURI – MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n1ID9571Palabras clave:
Desmatamento, Mecuburi, sensoriamento remoto, alteração de cobertura/uso de solo.Resumen
Os desmatamentos nos países em desenvolvimento contribuem com 20 a 25% das emissões globais de dióxido de carbono. O presente estudo teve como objetivo determinar as taxas de desmatamento na reserva florestal de Mecuburi. Com recurso ao software ENVI 4.5, classificaram-se imagens do satélite Landsat de três datas (2002, 2007 e 2011), estimando-se em seguida as taxas de desmatamento entre os anos em estudo. Posteriormente, através da aplicação do modelo GEOMOD do software Idrisi Taiga, produziu-se uma previsão da localização do desmatamento para o ano 2020. No período em análise, a área florestal sofreu uma redução a uma taxa anual bruta de desmatamento de 2165 ha/ano. O desmatamento projetado para 2020 incide na zona norte da reserva. Um projeto REDD na reserva contribuiria para reduzir a desmatamento.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.