INFLUÊNCIA DE DETERMINANTES AMBIENTAIS NA VEGETAÇÃO DA CAATINGA
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n1ID10807Mots-clés :
Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), EVI (Enhanced Vegetation Index), semiárido, precipitação.Résumé
O bioma Caatinga é composto por florestas sazonalmente secas e vegetação arbustivoespinhosa e tem como característica climática a precipitação concentrada em poucos meses do ano. Como adaptação ao clima semiárido, a vegetação desenvolve folhas rapidamente na época chuvosa e as perde na época seca. Para analisar a influência de variáveis climáticas na dinâmica da vegetação, o presente estudo fez uso de técnicas de sensoriamento remoto e se utilizou de imagens EVI do sensor MODIS ao longo do ano de 2010. A precipitação acumulada anual e a temperatura média anual explicaram 40% da intensidade da vegetação (R2 = 0,401; p < 0,05; n = 27). A presença e a intensidade da vegetação podem responder a diversos fatores, em virtude da sua alta heterogeneidade espacial e temporal, no entanto nesse estudo foram avaliadas a temperatura média e a pluviosidade acumulada que explicam grande parte da intensidade da vegetação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.