MAGALHÃES BARATA (PA):
DA FRAGMENTAÇÃO TERRITORIAL ÀS DINÂMICAS E CONFLITOS DA PESCA ARTESANAL NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA CUIANARANA
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2020v32n1ID17005Résumé
A Zona Costeira Paraense, em específico o município de Magalhães Barata, apresenta verdadeiros mosaicos de ocupações tangenciados por conflitos envolta das territorialidades pela pesca. Destarte a presente pesquisa, visa apresentar elementos da pesca artesanal e seus conflitos a partir do contexto de regulação da extração na Reserva Extrativista Marinha Cuinarana e das normatizações de órgãos federais que incidem no modo de vida e estratégias de reprodução da população local. A partir de levantamento de referenciais bibliográficos, de autores como Haesbaert (2004); Souza (2009) foram traçadas a linha de intepretação acerca das territorialidades e suas relações com o poder de apropriação ou dominação, presentes no encontro entre agentes. Dentre pesquisadores amazônicos que tratam das territorialidades pesqueiras SILVA (2007; 2016); SOMBRA et al., (2018), e GUEDES (2011), possibilitaram a apreensão sobre os aspectos das práticas pesqueira na Amazônia Paraense. Assim, a partir deste suporte analítico foi possível abordar sob o prisma do território as territorialidades presentes na pesca, aprofundando na prática da pesca artesanal e suas territorialidades expressas na Resex Marinha de Cuinarana, no município de Magalhães Barata- Pará.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.