ANÁLISE DA DINÂMICA DE USO E COBERTURA DA TERRA NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL NO PERÍODO DE 1984 A 2018
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1ID24090Résumé
Mapas de cobertura e uso da terra são importantes ferramentas de ordenamento territorial. Este estudo buscou compreender e quantificar o uso e a cobertura da terra na Região Metropolitana de Natal nos anos de 1984 e 2018, a partir de um processo de classificação supervisionada (algoritmo de Bhattacharya) de um compositie anual de imagens LANDSAT 5-TM e LANDSAT 8-OLI. Os resultados apontam que entre 1984 e 2018 (34 anos) ocorreu intensa e rápida conversão das áreas de vegetação (redução de ~1.402 km²) e sua apropriação para atividades antrópicas, predominantemente agropecuária. Também se constatou um processo de urbanização bastante expressivo, registrando uma expansão urbana de ~243%. Nossos resultados corroboram com a observada sinergia entre dados orbitais da série LANDSAT e Rapideye e colabora para o entendimento que a metropolização de Natal foi institucional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.