O URBANO, O PERIURBANO E O RURAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n2ID25352Résumé
O artigo debate como a interação rural-urbana na Região Metropolitana de Fortaleza resulta em diversidade da agricultura e inovação rural. A área de influência da RMF ultrapassa o estado do Ceará, e se estende ao Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Sua produção agrícola abastece a área metropolitana, beneficiando-se de mercados próximos. Ademais, a pluriatividade de sua produção instiga-nos a compreender a mudança no sentido clássico da dinâmica rural. Nossa intenção é discutir as noções de periurbanidade e a singularidade do rural metropolitano. Expomos aqui elementos de pesquisa focada em evidenciar Caucaia, como município integrante da RMF, que se firma, enquanto componente desta região, por desempenhar diversas funções urbanas, e ao mesmo tempo por possuir uma agricultura que ocupa papel substancial para sua economia, a qual geralmente está associada com o rural.
Palavras-chaves: Urbano; Periurbano; Rural Metropolitano.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.