HABITAÇÃO, ESTADO E ECONOMIA POLÍTICA E/NA SEMIPERIFERIA
UMA PERSPECTIVA DE LONGO PRAZO NO CASO DA EUROPA DO SUL
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n1ID32084Résumé
Neste ensaio, defendo uma economia política da habitação, assente em uma perspetiva de geografia histórica, como instrumento para reconsiderar as trajetórias de longo prazo dos regimes de habitação na Europa do Sul (Portugal, Espanha, Itália, Grécia). Afastando-me das tradicionais linhas de análise dos estudos comparativos, centrados na procura dos carateres que diferenciam os vários regimes, centro a atenção sobre a construção relacional dos contextos regionais do ponto de vista do desenvolvimento desigual, com especial atenção às dinâmicas de financeirização da habitação. Ao considerar a trajetória de contextos semiperiféricos europeus e focar a atenção no papel do estado na promoção da habitação como um campo para atração de investimentos, pretendo oferecer alguns instrumentos epistemológicos e concetuais para pensar a habitação relacional e comparativamente à escala global.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sociedade e Território 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.