DO RIO A RODOVIA: AS FORMAS ESPACIAIS DE SILVES E ITAPIRANGA

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DOI :

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32853

Résumé

O presente artigo aborda as principais mudanças espaciais que ocorreram nas cidades de Silves e de Itapiranga na complexidade da rede urbana regional, como a abertura das rodovias estaduais e o adensamento de objetos técnicos no território. Partiu-se de abordagem descritivo-analítica, com trabalho de campo (27-29 de agosto de 2022) no percurso entre Manaus, Itapiranga e Silves, nas rodovias AM-010, AM-330 e AM-363, que estão centralizadas no berço da extração do gás natural, dinâmica que tem alterado o território, as populações locais que passam a se distribuir a favor da rodovia e ter maior relações com os eixos rodoviários. Sobretudo em Itapiranga, há uma dinâmica de transição de uma cidade ribeirinha para uma cidade rodoviária. Destacou-se o turismo religioso como prática “tradicional” relacionada com novos elementos de modernização.

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Bibliographies de l'auteur-e

Fredson Bernardino Araújo da Silva, UFAM

Doutorando em geografia

Thiago Oliveira Neto, UFAM

Doutorando em geografia

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Publié-e

13-08-2024

Comment citer

DA SILVA DOS SANTOS, R.; BERNARDINO ARAÚJO DA SILVA, F.; OLIVEIRA NETO, T. DO RIO A RODOVIA: AS FORMAS ESPACIAIS DE SILVES E ITAPIRANGA. Sociedade e Território, [S. l.], v. 35, n. 3, 2024. DOI: 10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32853. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/32853. Acesso em: 17 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS