MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO EM CONDIÇÕES DE ALAGAMENTO NA CIDADE DE NATAL/RN BASEADO NO MODELO ETA/CPTEC/INPE
Mots-clés :
GEOGRAFIA FÍSICARésumé
O presente trabalho objetiva conhecer o comportamento da atmosfera em situação de riscos de enchentes em Natal/RN e validar o modelo ETA sobre o Nordeste, em particular, na área urbana de Natal. O ambiente sinótico e o mecanismo dinâmico responsáveis pela evolução desse fenômeno atmosférico são avaliados a partir da análise tridimensional da atmosfera, feita pôr uma sequência de imagens de satélite (GOES) e através do modelo regional ETA, um produto gerado pelo CPTEC/INPE. Os resultados parciais indicam que uma frontólise de frente fria interagindo com ondas de leste propiciou precipitação com forte intensidade em Natal, o que gerou alagamentos e transtornos no cotidiano da cidade.
Téléchargements
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.