OS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS MAIS ATUANTES EM OCUPAÇÕES DE TERRAS E FAMÍLIAS PARTICIPANTES NO BRASIL – 2000-2012
Mots-clés :
Movimentos Socioterritoriais, Ocupações de Terras, Famílias em Ocupações.Résumé
A ocupação de terra é uma das formas de atuação dos movimentos camponeses e indígenas no Brasil. A esses movimentos, denominamos movimentos socioterritoriais, pois tem o território como condição essencial para sua existência. As ocupações têm um caráter de enfrentamento, de resistência e de retomada das terras, configurando como instrumentos de luta contra o latifúndio, o Estado e o agronegócio. Deste modo, o presente trabalho visa estudar os movimentos socioterritoriais no Brasil, com destaque para os mais atuantes em ocupações e famílias participantes no período de 2000 a 2012, que são os: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Movimento de Libertação dos Sem, Movimentos Indígenas e Comissão Pastoral da Terra.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.