UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA DE CÁSSIA, PALMAS-TO

Auteurs-es

  • Silvaldo Quirino TAVARES Universidade Federal do Tocantins -UFT
  • Marcileia Oliveia BISPO Curso de Geografia graduação e Pós-graduação em Geografia- Campus de Porto Nacional - Universidade Federal do Tocantins

DOI :

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n1ID8913

Mots-clés :

Território, Educação Básica, Geografia.

Résumé

Este trabalho realiza algumas reflexões sobre a abordagem e compreensão do território no Ensino de Geografia na Educação Básica. O principal objetivo da pesquisa foi identificar como o Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas -TO está apresentando o tema em questão e qual noção os alunos das séries finais do Ensino Básico estão tendo de território. A partir daí, identificar as principais dificuldades e propor sugestões. As considerações aqui presentes, têm como base pesquisas bibliográficas sobre o tema e a realização de um estudo de caso na escola, no ano de 2015. Conclui-se que o ensino do referido conceito geográfico na Educação Básica necessita ser revisto e aprofundado. O território precisa ser ensinado na escola em uma dimensão mais ampla do seu significado e das relações sociais em que está presente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Silvaldo Quirino TAVARES, Universidade Federal do Tocantins -UFT

Graduado em Geografia pela universidade Federaldo do Tocantins - UFT. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia-PPGG da Universidade Federaldo Tocantins.

Marcileia Oliveia BISPO, Curso de Geografia graduação e Pós-graduação em Geografia- Campus de Porto Nacional - Universidade Federal do Tocantins

Professora adjunta do Curso e Geografia - Graduação e Pó-graduação no campus de Porto Nacional, Universidade Federal do Tocantins.

Téléchargements

Publié-e

02-08-2016

Comment citer

TAVARES, S. Q.; BISPO, M. O. UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA DE CÁSSIA, PALMAS-TO. Sociedade e Território, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 156–173, 2016. DOI: 10.21680/2177-8396.2016v28n1ID8913. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/8913. Acesso em: 4 déc. 2024.