INOVAÇÕES SOCIAIS E TERRITORIAIS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS:
OS PROGRAMAS DE TROCA DE LIXO RECICLÁVEL POR ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2020v32n1ID19446Resumo
Programas de troca de lixo por alimentos vêm sendo adotados por cidades brasileiras de diferentes tamanhos. Envolvem múltiplos atores com distintas funções (cooperativas de catadores, pequenos produtores rurais etc.). Podem ser considerados como inovações de baixo custo que têm aliado o incentivo à reciclagem com o reforço alimentar de famílias pobres. Este artigo busca refletir sobre os potenciais deste tipo de programa e recursos, por exemplo as moedas verdes, que o potencializam. Os resultados expõem alguns elementos centrais no desenvolvimento destes, como a continuidade e previsibilidade do programa, assim como a importância de resultados mais imediatos, como o reforço na segurança alimentar das famílias. Fazem parte, portanto, de uma iniciativa relevante em prol de uma gestão mais criativa dos resíduos sólidos urbanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.